No bairro suburbano de Muatala, arredores da cidade de Nampula, os munícipes, sobretudo crianças, correm um grande perigo ao atravessar o rio Mutala todos os dias.
É que, devido à falta de uma ponte convencional, os residentes decidiram erguer pontecas tradicionais, com recurso a troncos, estacas e madeira sobre o rio Muatala, que diariamente garante, mesmo de forma arriscada e perigosa, a travessia dos residentes daquela zona.
São pontecas que não oferecem nenhuma segurança. Mas, mesmo assim, centenas de pessoas atravessam aquele rio todos os dias, e quem de direito para resolver o problema simplesmente ignora o perigo e, sem rogar, caso aconteça uma tragédia a culpa vai morrer solteira. Iremos assistir e ouvir como sempre mensagens sentimentais que lamentam a perda, infelizmente.
Por isso, antes de lamentarmos a perda de vidas humanas, pedimos ao Conselho Autárquico da Cidade de Nampula para edificar uma infra-estrutura condigna e que possa garantir uma travessia segura da população sobre aquele rio.
