Alguns moradores do bairro de Belenenses, arredores da cidade de Nampula, que, devido às chuvas que têm estado a cair, deixaram a descoberto os tubos da rede de distribuição de água, estão a vandalizar essas infraestruturas para ter acesso ao precioso líquido, devido à escassez da água nas suas torneiras.
Esta situação, que se deve a um alegado desespero, é protagonizada pelos moradores da zona alta daquela unidade residencial, onde a água não chega devido, segundo contaram alguns, à falta de pressão.
“Quando perguntamos aos técnicos da empresa de água porque a água não chega às nossas casas, eles dizem que é por causa da falta de pressão. Por isso, como não temos outra alternativa, furamos alguns tubos para tirarmos água”, contou Gigra Formiga.
Nelas Francisco disse não perceber porque a água não chega à zona, se, com a chuva que caiu nos últimos tempos, a barragem está cheia.
“Esse problema não é recente. Acho que a empresa de água precisa melhorar a sua forma de trabalhar, por isso sugiro que eles façam a manutenção geral da rede”, disse Francisco.
Contactada para se pronunciar sobre o assunto, a empresa AdRN, através do pessoal de Comunicação e Imagem, pediu que, antes de responder, fosse feita uma visita aos locais onde a tubagem está a ser vandalizada.
A vandalização da rede e o consumo ilegal da água ocorrem numa altura em que algumas cidades, incluindo a de Nampula, e outros distritos, nomeadamente Murrupula, Mogovolas, Larde e Angoche, estão a ser assolados pela epidemia de cólera.
