FFH entrega casas na cidade de Nampula

FFH entrega casas na cidade de Nampula

O Fundo de Fomento de Habitação (FFH) acaba de entregar 22 casas, construídas no âmbito do projecto“Habita Moçambique”, que fazem parte do segundo lote de um total de 100 casas, que deverão ser entregues até ao final do presente ciclo de governação, na cidade de Nampula.

As casas que vão beneficiar aos jovens, foram construídas no bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula.

No primeiro lote foram entregues um total de 42 casas, em Julho de 2019, algumas das quais já foram ocupadas pelos beneficiários.

Segundo o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, que procedeu a entrega das 22 casas, o governo de Moçambique está engajado na massificação do acesso à habitação.

 Explicou que o projecto “Habita Moçambique” é híbrido, pois necessita de aumento de investimentos não só públicos, como privados para a sua materialização. Para fazer face à essa realidade, o ministro referiu que estão em curso acções visando capitalizar as parcerias com o sector privado, facto que vai ajudar a multiplicar iniciativas com vista a responder o nível de procura.

É nessa perspetiva que no presente ciclo de governação, o sector das obras públicas e habitação tem um plano de construir em todo o território nacional, mais de três mil casas.

Por outro lado, o governante referiu que decorrem trabalhos no sentido de estabelecer procedimentos legais, no sentido de acolher os interesses mútuos, ou seja, garantir o rendimento dos investidores privados e benefícios por parte dos utentes das casas.

Segundo o executivo, o projecto “Habita Moçambique” visa conferir dignidade aos jovens e criar condições de riqueza e melhorar as condições de vida das famílias e deles próprios, tendo novas perspectivas para o futuro.

As 22 habitações entregues, 17 delas já têm candidatos que estão em fase de assinatura de contratos para a transferência da titularidade.

O custo de cada casa é de um milhão e oitocentos mil meticais, valor que pode ser pago em prestações durante quinze anos, a taxa mensal de mais de 15 mil meticais.

Alguns candidatos manifestaram na ocasião sua satisfação por fazer parte da lista de beneficiários.