A Cólera, que assola o posto administrativo de Namialo, em Meconta, na província de Nampula, está a registar um ligeiro abrandamento, informaram as autoridades sanitárias daquela divisão administrativa.
Segundo o médico-chefe do distrito de Meconta, Leonardo Evaristo, nos últimos dias, os hospitais destinados para o diagnostico e tratamento da cólera naquela região atendem em média 10 pacientes, contra mais de 30 doentes anteriormente.
Actualmente, o posto administrativo de Namialo conta com um cumulativo de 211 casos sem óbitos intra-hospitalar, destes, 12 estão internados.
Evaristo explicou que a redução dos casos resulta de um trabalho conjunto entre as autoridades sanitárias e a comunidade, através de melhoria das condições de higiene individual e colectiva, para além de saneamento de meio.
Recentemente, o Secretário de Estado da província de Nampula, Mety Gondola, deslocou-se a Namialo, onde orientou as autoridades sanitárias a criarem brigadas mobilizar e sensibilizar a população no sentido de melhorar as condições de higiene e de saneamento do meio.
Os primeiros casos de cólera em Namialo foram declarados oficialmente no dia 9 de Fevereiro corrente.
