O presidente do município de Nacala, Faruk Momade Nuro, anunciou ter cancelado a aquisição de uma viatura protocolar, dando prioridade a uma acção humanitária de assistência às famílias vítimas dos ciclones Chido e Dikeledi.
Com efeito, o veículo destinado ao presidente da autarquia estava orçado em mais de oito milhões de meticais, valor que foi, entretanto, canalizado para a aquisição de produtos alimentares, vestuário, utensílios domésticos e materiais de construção, com o intuito de apoiar a reconstrução das habitações destruídas.
Adicionalmente, a nossa reportagem apurou que outra parte do montante foi utilizada no aluguer de equipamentos e na aquisição de combustíveis, de forma a dinamizar as actividades de limpeza da cidade no período pós-ciclone.
“O Conselho Autárquico de Nacala ainda não comprou a viatura protocolar para o presidente. Estava previsto para o presente ano, mas, devido aos ciclones, sentimo-nos obrigados a cancelar o concurso, pois a quantia foi utilizada para apoiar a população afectada pelos ciclones Jude e Dikeledi”, afirmou Faruk Nuro.
O edil revelou estas informações quando foi questionado pelos membros da Assembleia Municipal acerca da ausência de timbres nos veículos recentemente adquiridos pela autarquia, que facilitariam a sua identificação.
Nesse contexto, esclareceu: “Preferimos não colocar os timbres da instituição porque uma das viaturas está a ser utilizada pelo presidente como carro protocolar. Além disso, considerámos a situação das manifestações políticas, uma vez que os manifestantes pretendiam incendiar o parque de viaturas do município”.
Face a esta realidade, a edilidade optou por retirar os logótipos dos camiões e reforçou a segurança no parque de viaturas, tendo em conta os atentados e actos de vandalismo protagonizados pelos manifestantes.