Utentes da estrada que liga a zona dos Coqueiros, na avenida das Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM), ao bairro de Namiteca, no posto administrativo de Muahivire, nos arredores da cidade de Nampula, manifestam grande preocupação pelo estado de degradação em que se encontra esta importante via de acesso.
A equipa do Wamphula Fax visitou ontem o troço em questão e constatou que, devido às condições precárias da estrada, veículos com suspensão baixa enfrentam enormes dificuldades para circular.
A situação agravou-se significativamente com as chuvas da última época, acompanhadas pelos ciclones “Jude”, “Dikeledi” e “Chido”, que contribuíram para o aumento da erosão e o desgaste da via.
Moradores das zonas de Siquia e Namiteca alertam ainda para o risco iminente de desabamento de uma das pontes existentes naquele percurso, caso não haja intervenção antes da próxima época chuvosa.
Selvina Rogério, residente em Siquia, revelou que vários transportadores de passageiros deixaram de operar nesta rota devido às más condições da estrada. “A estrada está num estado muito mau, por isso enfrentamos grandes dificuldades para chegar à cidade, pois são poucos os ‘chapeiros’ que aceitam circular por aqui”, lamentou, solicitando também a intervenção do Conselho Municipal para o tapamento das crateras mais críticas.
Do bairro de Namiteca, Cassiano Manuel juntou-se ao apelo, questionando a aparente falta de resposta do Conselho Municipal. “Estamos numa situação difícil e o conselho não tem tomado medidas para resolver ou pelo menos minimizar o problema. Será que não estão a ver?”, questionou.
Outra moradora, que se identificou apenas como Maria, recordou que o problema já persiste desde 2022 e criticou a falta de resposta do conselho municipal. “Se as chuvas forem intensas, esta ponte pode ceder e desabar”, alertou.
Apesar destas preocupações, o Wamphula Fax apurou que o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Luís Giquira, anunciou recentemente que, em Novembro deste ano, será lançado um concurso público para a adjudicação da empreitada de reabilitação e asfaltagem desta estrada, com financiamento do Banco Mundial.
