A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria de Fátima Simão Manso, afirmou esta segunda-feira, em Nampula, que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é um exemplo notável de estabilidade, cooperação e solidariedade mútua, onde os Estados-membros se regem pelo princípio continental de “soluções africanas para os problemas africanos”.
Segundo a dirigente, os países que integram a SADC avaliam e analisam as suas prioridades comuns, para posteriormente desenvolverem planos exequíveis que respondam, de forma coordenada, tanto às necessidades imediatas de desenvolvimento como aos desafios futuros.
Estas declarações foram proferidas durante o lançamento da semana comemorativa da SADC, que culmina no próximo dia 17 de Agosto, sob o lema: “Unidos pelo trabalho digno e pela justiça social na SADC”.
“Celebrar a SADC é comemorar os ganhos obtidos nos nossos 50 anos de independência, em que, de mãos dadas com os povos irmãos da região, sonhamos, concretizamos e continuaremos a trabalhar pela prosperidade dos nossos países” — sublinhou Manso.
Na ocasião, a Secretária de Estado referiu-se ainda ao slogan “Vamos Trabalhar”, adoptado pelo Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, considerando que este não é apenas um apelo à acção, mas também um reconhecimento da importância da união de esforços, da cooperação contínua e da necessidade de respostas coordenadas aos desafios nacionais e regionais.
“Ao tomar posse, em Janeiro de 2025, Sua Excelência Daniel Francisco Chapo reafirmou o compromisso do Governo com o multilateralismo, incluindo os esforços regionais para o reforço dos programas de desenvolvimento, visando o progresso económico e social que ambicionamos” — acrescentou a governante.
Durante o seu discurso, Manso destacou também o papel da juventude como a maior fonte de esperança para a região, sublinhando que nela reside o potencial transformador das nações da SADC.
“Por isso, honra-me salientar que, na próxima terça-feira, 12 de Agosto, será celebrado o Dia Internacional da Juventude, uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, e comemorada todos os anos em reconhecimento da sua importância para o futuro das sociedades”, afirmou.
A terminar, a responsável da SENEC anunciou que, nos próximos dias, Moçambique participará na 45.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar em Antananarivo, capital da República de Madagáscar.
Segundo explicou, espera-se que os líderes da região tomem decisões estratégicas capazes de impulsionar a implementação da agenda de integração regional, com base na paz e segurança, associadas ao desenvolvimento socioeconómico inclusivo de todos os Estados-membros da organização.