Terror regressa a Natikiri com as acções do Grupo 15

Terror regressa a Natikiri com as acções do Grupo 15

O temido Grupo 15, vulgarmente conhecido por “G-15”, voltou a atacar, na madrugada da última sexta-feira (6), o bairro de Natikiri, nos arredores da cidade de Nampula.

Segundo relatos de moradores, pelo menos seis casas foram alvo das investidas dos meliantes, de onde foram roubados diversos electrodomésticos, telemóveis e valores monetários, alguns dos quais resultavam de grupos de poupança comunitária.

De acordo com testemunhas, os assaltantes intimidaram as vítimas empunhando instrumentos contundentes, como catanas e machados.
“Nas casas onde assaltaram, além de roubarem, agrediram crianças e mulheres. Chamavam primeiro pelo nome do dono, o que nos faz acreditar que já tinham feito um levantamento prévio das famílias que pretendiam atacar”, contou um dos residentes, sob anonimato.

Outra vítima relatou que, apesar de afirmar não ter dinheiro, os malfeitores acabaram por levar o cofre que guardava as poupanças colectivas.
“Eles entraram de madrugada, eram cerca de 15 homens. Bateram nas crianças, na minha esposa e levaram vários bens. Chegaram a gritar o meu nome, dizendo que naquela noite tinham vindo ‘trabalhar’ na minha casa”, descreveu.

A população local aponta a ausência de patrulhamento policial como um dos principais factores que favorecem a actuação do grupo.
“Aqui, a polícia praticamente não patrulha. Quando ligamos, dizem que não têm viatura para vir socorrer-nos”, lamentaram os moradores.

Os recorrentes ataques do “G-15” reacendem, assim, o debate sobre a segurança pública nos arredores da cidade de Nampula.