Governador ordena auditoria a hospital abandonado em Malema

Governador ordena auditoria a hospital abandonado em Malema

O governador provincial de Nampula, Eduardo Abdula, anunciou a realização de uma auditoria técnica e financeira urgente ao projecto de construção do centro de saúde no posto administrativo de Nipacue, distrito de Malema.

A obra, iniciada em Junho de 2022 com prazo de entrega previsto para 2023, já custou ao Estado cerca de 23 milhões de meticais, mas foi paralisada antes de atingir 40% da execução.

A situação foi inicialmente divulgada pelo nosso jornal em Maio deste ano, e durante uma visita às ruínas da obra, esta terça-feira, Abdula classificou o estado do projecto como “desgastante e muito triste”, sublinhando que o empreiteiro terá recebido pagamentos superiores a 100% do valor contratado, sem, contudo, concluir a obra.

O governante considerou o caso não apenas um crime, mas também uma situação estranha, garantindo que o processo já se encontra na Procuradoria e será acompanhado pelas vias legais.

 Contudo, assegurou que a prioridade imediata é avaliar os danos e preparar soluções que permitam retomar a construção da obra. Para tal, determinou a criação de uma equipa composta por engenheiros de obras públicas e técnicos da Direcção Provincial da Saúde, responsáveis por calcular os custos reais para a conclusão do centro de saúde.

Segundo dados oficiais, a obra estava inicialmente orçada em mais de 16 milhões de meticais e estava a cargo da construtora Vanil Construções. Posteriormente, a empresa terá recebido reforços de pagamento que elevaram o montante desembolsado para cerca de 23 milhões, correspondente a 139% do valor inicialmente previsto.