O secretário-geral da FRELIMO, Chaquil Aboobacar, apelou à população de todas as faixas etárias da província de Nampula, independentemente da sua filiação partidária, para que apresentem projectos credíveis, de modo a beneficiar do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), iniciativa lançada pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
Aboobacar, que falava esta quarta-feira num comício popular realizado no distrito de Monapo, no prosseguimento do segundo dia da sua visita de trabalho a Nampula, garantiu que os valores do FDEL já se encontram disponíveis nos governos distritais de todo o país.
Nesse sentido, instou os cidadãos a organizarem-se e a desenharem pequenos projectos em diferentes áreas, com vista à sua submissão e consequente financiamento. Sublinhou ainda que a implementação destas iniciativas deve contribuir para reduzir a dependência exclusiva do emprego formal.
“Depois de implementados e em funcionamento, os projectos devem permitir a devolução do financiamento, para que outros jovens, mulheres e pais também possam beneficiar”, explicou o dirigente, acrescentando que, para além deste fundo, existem outras iniciativas previstas.
Chaquil Aboobacar frisou igualmente que “é no distrito onde as coisas devem acontecer para o bem da população, porque é lá que se encontram vários recursos naturais”.
O secretário-geral recordou ainda que a primeira prioridade assumida pelo Chefe de Estado, após a sua tomada de posse, foi estabilizar o país, tendo em conta que algumas regiões registaram episódios de vandalização durante protestos relacionados com a reposição dos resultados eleitorais.
“Era fundamental trazer paz para que os moçambicanos pudessem trabalhar livremente na terra, no mercado, na loja ou na função pública. Essa foi a grande missão do Presidente Chapo”, sublinhou Aboobacar.
Após alcançar esse objectivo, prosseguiu, o Governo começou a concentrar-se na organização e no arranque de novas acções, apesar do curto tempo decorrido desde o início do actual ciclo de governação.
No segundo dia da sua visita à província de Nampula, o secretário-geral da FRELIMO trabalhou sucessivamente nos distritos de Meconta (na vila de Namialo), Monapo e Nacala-Porto.