A presidente da Assembleia da República (AR), Margarida Talapa, anunciou, no último sábado, que, contrariamente ao previsto, as obras de construção do edifício do Hospital Geral de Nampula (HGN) não serão concluídas nem entregues este ano.
Talapa, que falava em conferência de imprensa após visitar o empreendimento, revelou que o empreiteiro solicitou mais seis meses para a finalização da obra.
“Enquanto Assembleia da República, apelamos ao empreiteiro e ao Governo para criarem condições que permitam a entrega das obras no final deste prazo solicitado. Sabemos que a entrada em funcionamento deste hospital vai descongestionar o Hospital Central de Nampula, por isso a expectativa é grande”, afirmou a presidente.
De acordo com Talapa, a demora na conclusão está relacionada com alegados atrasos no desembolso de fundos financeiros por parte do dono da empreitada, neste caso o Ministério da Saúde (MISAU).
“Vamos dialogar com o ministro da Saúde para perceber melhor se, de facto, o atraso resulta da falta de desembolso de fundos, tal como nos transmitiu o empreiteiro”, acrescentou a parlamentar.
Recorde-se que as obras de construção do HGN, com capacidade para 350 camas, tiveram início em 2017 e deviam ter sido concluídas em 2019, o que, até à data, ainda não aconteceu.
