Realiza-se nos dias 28 e 29 de Novembro, no distrito de Mossuril, província de Nampula, o Festival do Sal, um evento que tem como objectivo divulgar as potencialidades da região na extracção deste produto e incentivar os actores locais do sector salineiro.
Em entrevista exclusiva ao nosso jornal, a secretária de Relações Públicas do distrito de Mossuril, Marta Rita de Carvalho, referiu que a região é uma das principais produtoras e exportadoras de sal para os países vizinhos, nomeadamente Malawi, Zâmbia e Tanzânia.
De acordo com a fonte, o sal produzido em Mossuril — e, de modo geral, no país — tem sido pouco divulgado. Por essa razão, considera essencial promover eventos como este festival, que pretende encorajar os produtores e demonstrar as vantagens da refinação e embalagem, de forma a agregar valor ao produto.
Durante o evento, haverá igualmente uma feira de gastronomia, artesanato e exposição de produtos agrícolas, proporcionando um espaço de promoção económica e cultural.
“Na ocasião, será lançado o website do distrito de Mossuril, com o propósito de promover o turismo. Sabemos que Mossuril-Chocas possui uma das melhores praias e uma enorme riqueza natural, mas estas potencialidades têm sido pouco divulgadas. Acreditamos que, através deste website, poderemos alavancar o turismo em todas as suas dimensões”, destacou de Carvalho.
Segundo as projecções, o evento deverá reunir mais de 70 expositores, número que poderá aumentar até à data de realização.
“Queremos convidar o público em geral a aderir a este festival e a aproveitar a oportunidade para estabelecer parcerias”, concluiu a fonte.
