Edilidade de Nacala regista vítimas das chuvas

Edilidade de Nacala regista vítimas das chuvas

As chuvas que recentemente fustigaram o município de Nacala já estão a deixar famílias em situação de vulnerabilidade, levando a edilidade a mobilizar equipas para o registo das vítimas afectadas em vários bairros da cidade, com o objectivo de identificar e registar as famílias que sofreram o impacto das precipitações.

O vereador do pelouro de Infra-estruturas, Diocleciano Mesa, afirmou que a edilidade ainda não dispõe de dados estatísticos que permitam avaliar a real dimensão da situação. No entanto, explicou que sempre que chove se regista um cenário devastador, devido à inclinação do relevo, maioritariamente, constituído por areia.

Segundo Mesa, em Nacala, as chuvas provocam, de forma recorrente, o assoreamento do solo, a destruição de sistemas de drenagem, condutas subterrâneas e de residências, construídas, na sua maioria, com material precário. Este cenário obriga à activação de acções de emergência no âmbito da assistência humanitária.

A fonte explicou ainda que a chuva tende a agravar a insegurança alimentar e a aumentar a incidência de doenças de origem hídrica, com destaque para diarreias e casos de cólera.

A nossa fonte reconheceu, igualmente, que as chuvas estão a afectar as obras de construção de estradas no município. Contudo, minimizou o impacto, sublinhando que este tipo de constrangimento faz parte do processo normal de execução das empreitadas.

Nesse sentido, negou que a morosidade registada nos trabalhos esteja directamente relacionada com as chuvas, esclarecendo que resulta, sobretudo, de questões conjunturais associadas à crise financeira.