Alunos de Memba e Eráti iniciaram exames especiais

Alunos de Memba e Eráti iniciaram exames especiais

Cerca de três mil alunos das 6.ª, 9.ª e 10.ª classes dos distritos de Memba e Eráti, na província de Nampula, iniciaram ontem, segunda-feira, a realização de exames especiais, depois de não os terem efectuado no ano passado, devido à sua deslocação para outras regiões na sequência dos ataques terroristas registados em algumas comunidades.

Estes alunos foram localizados fisicamente nos dois distritos, de um universo de mais de 4.900 estudantes inicialmente previstos para a realização dos exames especiais.

Os exames em curso, segundo apurou o nosso jornal, tiveram início ontem e deverão decorrer até ao próximo dia 22 do corrente mês.

O Wamphula Fax apurou ainda que se trata de alunos provenientes dos postos administrativos de Mazua, Chipene e Lúrio, no distrito de Memba, e de Alua, no distrito de Eráti. Para a realização dos exames foram criados 107 centros nestes dois distritos, bem como um outro centro no distrito vizinho de Nacarôa, onde se encontram acolhidas algumas famílias deslocadas devido aos ataques terroristas.

O director provincial da Educação em Nampula, William Tunzine, afirmou ontem, no posto administrativo de Chipene, distrito de Memba, no acto de arranque dos exames, que antes deste processo os alunos beneficiaram de um período de preparação, através da distribuição de fichas de apoio.

Sublinhou que o início dos exames especiais registou uma participação massiva dos alunos, resultado do trabalho prévio de preparação desenvolvido pelas autoridades educativas.

“Começámos com a identificação física dos alunos, tivemos um período de preparação destas crianças através de fichas de apoio, com o envolvimento dos nossos professores, e procedemos também à distribuição de alguns uniformes e material escolar, para que estas crianças pudessem regressar à sala de aula sem sobressaltos”, explicou Tunzine.