Mais de 1.6 milhão de alunos de 1ª a 12ª classes sentam-se à carteira, a partir de hoje, segunda-feira, na província de Nampula, para assistirem as aulas do ano escolar 2021, aberto na última sexta-feira, no distrito de Monapo, pelo chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
O ano lectivo, que hoje arranca em todo o país, terá a duração de 33 semanas de aulas e cheio de desafios, segundo reconheceu Filipe Nyusi, durante a sua abertura.
O Estadista moçambicano instou, durante o seu discurso por ocasião da abertura deste ano lectivo, às direcções das escolas, alunos e aos pais e encarregados de educação a engajarem-se no cumprimento das medidas de prevenção contra a pandemia da COVID-19.
Aliás, Nyusi afirmou que a decisão de retoma das aulas presenciais pode ser reversível a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia no país, e caso note-se que as escolas são focos de propagação da doença.
Para o ano lectivo de 2021, o sector de educação, em Nampula, vai contar com 2.345 escolas (2.248 do ensino primário e 97 de nível secundário).
