Arranca hoje, segunda-feira, a partir das 9 horas, na Terceira Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Nampula, o julgamento do processo número 126/0301/P/GPCCN/2020, onde foram constituídos réus o Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula, Paulo Vahanle, e alguns funcionários daquela instituição.
Neste processo acusado pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCCN), Paulo Vahanle e seus subordinados são indiciados da prática de diversos ilícitos criminais, tais como, abusos de cargo ou função, peculato, desvio de aplicação, fraude, pagamento de remuneração indevidas, violação de normas de execução do Plano de Orçamento.
Dos funcionários da edilidade arrolados como réus neste processo constam Rosário Afonso João Pequenino, Gestor de Empresas, Edite Maria José, Gestora Educacional, Alice da Conceição Mauindo, Secretária, e Reis Chande Muamudo, Contabilista.
Recorde-se que, o julgamento havia sido marcado, primeiramente, para o dia 02 de Março último, mas o Tribunal teria adiado a pedido da defesa dos réus, a qual insistia na abertura da instrução contraditória, por entender que as diligências requeridas eram imprescindíveis para enfraquecer a acusação.
