Acidentes de viação matam mais de 200 pessoas

Acidentes de viação matam mais de 200 pessoas

Um total de 245 pessoas perderam a vida ao longo do primeiro trimestre do ano em curso no país, por conta de 206 acidentes de viação, segundo indicam dados avançados está segunda-feira, em Nampula, pelo Comandante Geral da Policia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael.

Rafael, que se encontra em Nampula no âmbito de visita de trabalho, procedeu a inauguração das sub-unidades policiais de Lumbo, na Ilha de Moçambique, Muzuane e Naherenque, em Nacala-porto.

Segundo Rafael, Nampula consta da lista das províncias com mais casos de acidentes de viação e consequente banho de sangue nas estradas.

Por esta razão, Rafael exortou a população a ser principal activista contra sinistralidade rodoviária, com propósito de reduzir o número de mortes evitáveis.
Falando especificamente sobre as infraestruturas ora inauguradas, na Ilha de Moçambique e Nacala-porto, o Comandante-Geral explicou que as mesmas resultam dos esforços do governo na criação de condições básicas aos agentes da lei e ordem para o combate a criminalidade.

Para além dos edifícios, o comandante-geral procedeu a entrega de viaturas para facilitar a capacidade operativa da policia, contra o crime.

O dirigente fez saber que o combate a criminalidade faz parte do compromisso do governo para promoção do desenvolvimento.

“Um país com altos índices criminais, sempre enfrentará dificuldades de desenvolver, porque as pessoas vivem em ambiente de medo e timidez” -explicou Rafael.

Ao longo do primeiro trimestre do ano em curso, o país registou 3.788 casos criminais, dos quais 3.333 foram esclarecidos, o que representa uma resposta policial de 88%.