É muito triste quando um Funcionário Público menospreza aquele que garante o seu emprego e o seu salário mensalmente, o povo. Sim, talvez muitos Funcionários Públicos e Agentes de Estado não saibam disso, mas, na verdade, nós é que garantimos o pão deles, por isso, um mínimo de respeito e dignidade no atendimento seria bom.
O que assistimos nesta semana, no Registo Civil- na repartição de Registo Criminal, na cidade de Nampula, é de lamentar. É que o sector de saúde abriu vagas e a procura de Certidão de Registo Criminal aumentou, por isso, há enchente invulgar naquela repartição de pessoas que procuram este documento para tentarem a sorte. Não queremos falar de descumprimento de medidas de COVID-19, mas sim o comportamento inaceitável de alguns funcionários daquela repartição.
Uma total anarquia reina naquele sector. Assistimos nesta semana um funcionário a lançar documentos na cara dos utentes, que procuram tratar o Registo Criminal, alegadamente, por ele, o funcionário, estar cansado de atender o público. Para além disso, há extorsões com garantia de urgência no tratamento do documento.
Assim, este comportamento leva-nos a crer que estamos a pagar muitos funcionários mahala, pois eles não estão preparados e nem têm dignidade para receber o nosso dinheiro. Assim fica difícil.
