O mau estado das estradas, aliado a falta de sinais de trânsito, é apontado como uma das principais razões que está na origem dos casos de acidentes de viação, em Nampula, segundo a delegada provincial do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), Joharia Ismael.
“A qualidade das nossas estradas constitui um dos factores que contribui para a ocorrência de maior parte dos acidentes de viação que se registam na província, situação que nos preocupa bastante. Para inverter o cenário, estamos a articular estratégias com os gestores da Administração Nacional de Estradas (ANE) para ver a solução do problema. Um outro factor tem a ver com a falta de sinais de trânsito na via pública” -destacou Ismael.
De acordo com aquela dirigente, os automobilistas podem controlar a velocidade, mas devido a falta de sinais para regular o trânsito, torna-se difícil evitar que o pior aconteça.
Durante o primeiro Conselho Coordenador da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, que teve lugar na Ilha de Moçambique, a fonte deu a conhecer que a província tem estado a registar uma redução do número de casos de acidentes de viação.
De acordo com Ismael, concorreram para a redução de casos de sinistralidade rodoviária, as campanhas de sensibilização dos utentes das estradas, com destaque para os automobilistas, sobre a necessidade de conduzir com prudência e respeito à vida humana.
