INAE “afina” novas estratégias de fiscalização

INAE “afina” novas estratégias de fiscalização

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) está reunida na vila sede do distrito de Nacala-à-velha, no seu 5º Conselho Consultivo, desde ontem, quarta-feira, com intuito de harmonizar os mecanismos de actuação daquela instituição, em tempos de pandemia.

Na abertura do encontro, o Secretário do Estado na província de Nampula, Mety Gondola, desafiou a INAE a fiscalizar o processo de venda e consumo de bebidas alcoólicas de fabrico caseiro, uma prática que é feita ao nível das residências em ambientes que representam perigo sob ponto de vista de contaminação da Covid-19.

É que, as bebidas de fabrico caseiro são consumidas num ambiente de partilha de recipientes, abrindo espaço para o risco de contaminação da Covid-19. De acordo com Gondola, o exercício da actividade de fiscalização deve ser feita em permanente busca da capacidade de interpretação do quadro legal.

Aquele governante, por reconhecer que as circunstâncias impostas pelo novo coronavírus impuseram a INAE uma nova dinâmica de fiscalização, aproveitou a ocasião para felicitar os técnicos da instituição e os resultados obtidos, fruto dessa fiscalização.

Por seu turno, o porta-voz daquele encontro, Luís Timba, referiu que a fiscalização não é uma tarefa específica da sua instituição, sendo que há necessidade do envolvimento de todas as forças vivas da sociedade para garantir o alcance dos objectivos pretendidos.

“Esperamos sair deste encontro, como uma INAE fortalecida, mais coesa e educativa e próxima do próprio consumidor para salvaguardar os seus interesses”, disse Timba.

O 5º Conselho Consultivo da Inspecção Nacional das Actividades Económicas decorre sob lema “Desafios impostos a INAE em tempos da pandemia da Covid-19”.