A província de Nampula projecta contratar mais de 2500 novos professores do ensino primário e secundário, para responder a demanda de alunos no ano lectivo de 2021, anunciou a directora provincial de educação, Mariamo Agostinho.
As vagas, segundo Agostinho, serão distribuídas aos distritos, tendo em conta os principais critérios, nomeadamente, maior número de horas extras e turno e meio e de acordo com as necessidades dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias.
A nossa interlocutora explicou que se espera com essas novas contratações se reduzir o fenómeno das horas extras e turno e meio, que tem obrigado aos gestores do sector da Educação a desembolsar elevadas somas de dinheiro para compensar o esforço dos professores, devido a sobrecarga do horário de trabalho.
Igualmente, para este ano, o sector da educação em Nampula perspectiva admitir um total de 2.598 alfabetizadores. A nossa fonte entende que este é o primeiro passo para se reduzir o analfabetismo ao nível das comunidades na província, cujas estatísticas apontam para 56%, segundo o Inquérito de Orçamento Familiar (IOF) 2014/2015.
Por outro lado, a responsável pelo sector de educação em Nampula anunciou a pretensão da conclusão de 52 obras escolares paralisadas ou abandonadas pelos empreiteiros.