HCN recebe certificação internacional de qualidade

HCN recebe certificação internacional de qualidade

O laboratório de referência na testagem de casos da tuberculose na região norte do país, instalado no Hospital Central de Nampula (HCN), foi acreditado recentemente com padrões internacionais de qualidade nos exames da tuberculose.

A certificação, feita pelo Instituto Português de Saúde (IPS), é a primeira que acontece de um laboratório clínico fora de Maputo, segundo deu a conhecer o responsável de análises clínicas e testagem da Covid-19, naquele hospital, Manuel Lázaro.

Lázaro considerou a acreditação como um valor acrescentado, porquanto constitui um grande orgulho, e deve ser valorizado.

A acreditação do laboratório resulta da organização institucional, preparação e afectação de técnicos, implementação de um sistema de gestão de qualidade e adopção de uma cultura de qualidade, acontece depois de o mesmo ter sido beneficiado de uma reestruturação profunda, em meios humanos, materiais e instalação de novo equipamento com tecnologia de ponta.

”Estamos em condições em ombrear com outros laboratórios congéneres do país e do mundo, quer dizer, todo o dossier dos resultados que saírem do laboratório referência de testes de exames de tuberculose do Hospital Central de Nampula para qualquer país que reconhece o sistema de gestão de qualidade, ele não precisará de repetir o exame desses resultados”, explicou.

Antes da reestruturação do laboratório, por dia eram examinadas 48 amostras de tuberculose por cada ciclo, e com a conclusão desse processo, os testes subiram para 92, fazendo com que a capacidade global de exame diário do laboratório atingisse pouco mais de 500 amostras das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Contudo, a fonte fez referência o facto de esta capacidade ter sido reduzida depois da eclosão da pandemia da Covid-19, na província de Nampula, pois implicou que o laboratório partilhasse o mesmo equipamento e espaço para o processo da testagem dos casos da pandemia. 

Manuel Lázaro afirmou que a acreditação daquele laboratório com padrões internacionais de qualidade, é fruto do apoio dado pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Saúde, governo provincial através da direcção de saúde e a própria direcção do Hospital de Central Nampula.