Apagão de semáforos condiciona trânsito em Nampula

Apagão de semáforos condiciona trânsito em Nampula

Os semáforos instalados em todas as ruas e avenidas da cidade de Nampula estão há cerca de duas semanas inoperacionais, devido a falta de pagamento de energia electrica, situação que está a condicionar a livre circulação de pessoas e bens.

O Conselho Autárquico da cidade de Nampula prometeu pronunciar-se hoje, em conferência de imprensa sobre o assunto, mas o nosso jornal apurou junto de fonte autorizada da empresa Electricidade de Mocambique que ao longo do ano passado a edilidade foi avisada, por meio de uma carta, que devia passar a pagar a energia consumida pelos semáforos, mas o aviso foi ignorado.

Na base disso, a EDM cortou o fornecimento que estava a ser através da rede pública e instalou o sistema pré-pago Credelec. “Cabe ao município comprar a energia e alimentar os semáforos”, disse a nossa fonte.

A situação tem estado a criar um caos na circulação de viaturas e mesmo de peões sobretudo nas horas de ponta. “A situação está caótica. Já assistimos casos de viaturas que acabaram se embatendo, por causa da inoperância destes semáforos. Quero apelar a quem de direito para ver o que pode fazer para resolver este problema o mais rapidamente possível” – desabafou um automobilista, Alves Júlio.

Entretanto, abordado sobre o assunto, o director da comunicação e imagem, junto do Conselho autárquico da cidade de Nampula, Nelson Carvalho, respondeu que o problema era da alçada da empresa Electricidade de Moçambique.