HCN atende uma média de 15 crianças com cancro mensalmente

HCN atende uma média de 15 crianças com cancro mensalmente

A chegada tardia das crianças com problemas de vários tipos de cancro, às Unidades Sanitárias (US), tem a estado a comprometer o tratamento, segundo deu a conhecer o responsável dos serviços de urgência do Hospital Central de Nampula (HCN), Dalva Khosa.

De acordo com Khosa, o diagnóstico precoce facilita a intervenção medica e, consequentemente, salvar vida dos pacientes.

De acordo com a fonte, o HCN atende mensalmente 15 crianças padecendo de vários tipos de cancro, demanda que inquieta as autoridades sanitárias.

O tratamento precoce de cancro em crianças, conforme explicou, tem tido uma boa resposta, diferentemente de uma pessoa adulta em que tem havido muitas complicações.

“Algumas queixas nas crianças parecem banais, mas não podemos ignorá-las” apelou Khosa.

Mesmo com algumas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, Khosa, deu a conhecer que as consultas normais e de cirurgias para o cancro continuam abertas.

“Toda a criança com cancro tem prioridade ao tratamento, e quanto mais cedo formos a fazer o diagnóstico do cancro evitaremos situações piores” –referiu Khosa.