A queda irregular de chuvas, que se vive em alguns distritos da província de Nampula, está a provocar a falta de comida em certas comunidades.
Segundo foi dado a conhecer no decurso da reunião do Conselho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN), havida semana passada na cidade de Namula, a situação é preocupante.
De acordo com Secretario de Estado na província, Mety Gondola, existem sinais de bolsas de fome, o que obriga pessoas a consumirem frutas silvestres, devido a falta de disponibilidade de alimentos.
“Estes cenários fizeram com que convocássemos esta reunião, para junto de todos vocês partilhar e cruzar a informação existente. O que temos a dizer nesse momento, é que ao nível da província de Nampula, de uma forma geral, a situação é preocupante porque as chuvas não caíram regularmente para permitir boa produção” -disse Gondola.
Alguns administradores distritais presentes no encontro confirmaram que nos seus distritos existem famílias que, devido a falta de comida, recorrem a fruto silvestres e ervas.
Abduremane Selemane, representante do governo de Nacala-à-velha, confirmou que naquele distrito existe um universo de 600 famílias que, devido a falta de comida, estão a consumir uma espécie de capim.
