Pouco mais de 33 milhões de Meticais acabam de ser disponibilizados pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, para financiar projectos de Geração de Renda e criação de oportunidades de auto-emprego para os jovens nas províncias de Gaza, Inhambane, Tete e Niassa, no âmbito do programa Fundo de apoio a iniciativas juvenis (FAIJ).
O Director do Instituto Nacional da Juventude, Jonahe Nuabsa, que revelou o facto, explicou que, neste momento, decorre o processo de selecção dos distritos onde os jovens submeteram os projectos para efeitos de financiamento.
Exortou as províncias contempladas para que fossem céleres na selecção de projectos elegíveis, pois, o novo regulamento do FAIJ preconiza a selecção e aprovação local dos projectos.
No entanto, o responsável clarificou que a libertação dos fundos será feita junto da banca, mediante a celebração de um contrato entre as partes.
O programa FAIJ financiou, no ano passado, projectos de jovens das províncias da Zambézia, Cabo Delgado, Nampula e Sofala.