O Presidente da Renamo, Ossufo Momade, disse ontem, quarta-feira, em Nampula, que está satisfeito com a forma como está a decorrer e sendo conduzido o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos militares do seu partido.
Durante a visita que efectou à Nampula, Momade visitou a base militar da Renamo, no posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale, no âmbito de acompanhamento do decurso do processo de DDR.
Durante a sua estadia em Namaita, o dirigente disse ter trocado ideias com os antigos guerrilheiros combatentes do partido, e os mesmos mostraram-se expectantes com os resultados do processo de DDR.
Entretanto, o presidente da Renamo não avançou o número de guerrilheiros que serão abrangidos pelo DDR na província de Nampula, mesmo perante a insistência dos órgãos de comunicação social.
“O processo é irreversível, na medida em que temos compromissos de salvaguardarmos a paz e reconciliação entre os moçambicanos. Apesar dos condicionalismos impostos pela Covid-19, o DDR decorre sem grandes sobressaltos” – disse Momade.
O Presidente da Renamo, igualmente, disse ter ficado satisfeito com a gestão dos destinos da cidade de Nampula.
“Olha, a governação não é uma esperteza. Eu penso que com a Renamo a cidade de Nampula está a melhorar. A Renamo está a fazer um bom trabalho, basta ver o estado actual das ruas. Já não há buracos, o governo municipal está fazendo esforço para pavimentar as ruas” -disse Momade.
