Pelo menos três pessoas perderam a vida há dias, no distrito de Nampula, devido a cólera, doença em que os primeiros casos foram notificados no posto administrativo de Namialo e Corrare no distrito de Meconta, desde o mês de Janeiro do ano em curso.
O Responsável de vigilância epidemiológica nos Serviços Provinciais de Saúde de Nampula, Leonardo de Oliveira, que revelou a informação, indicou a chegada tardia dos pacientes nos centros de tratamento desta doença como sendo a principal causa que originou a morte destas pessoas por cólera.
As autoridades de saúde têm de forma reiterada apontado o deficiente saneamento do meio, o fecalismo a céu aberto, que se regista de forma particular em alguns bairros da cidade de Nampula e em alguns distritos da província, como sendo uma das causas que contribuiu para a eclosão da cólera.
Dados dos Serviços Provinciais de Saúde de Nampula referem que, até ao momento existe um cumulativo de 868 casos de pessoas com cólera, sendo 545 no distrito de Meconta, 298 no distrito de Nampula e 25 em Moma, estas duas últimas regiões registaram a eclosão da doença desde a semana passada.
“Esta doença é bastante perigosa, porque se formos a ver em menos de 24 horas se um individuo não ter acesso aos serviços de saúde pode vir a perder a vida, e caso haja indivíduos no nosso seio familiar ou na comunidade com problemas de diarreia é melhor de forma imediata comunicar as autoridades de saúde ou mesmo evacuar para uma unidade sanitária mais próxima para receber assistência medica” apelou Oliveira.