O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, desafiou ao novo administrador de Moma, em Nampula, Abacar Chande, a incrementar as taxas de abastecimento de água potável.
Segundo Rodrigues, a actual taxa de cobertura continua a ser preocupante, principalmente para a população local, não obstante, o esforço que o governo local, provincial e central tem vindo a fazer para prover o recurso aos pouco mais de 342 mil habitantes.
Neste momento estão disponíveis 215 furos, 15 dos quais estão avariados, e um pequeno sistema, na vila-sede do distrito, que funciona com algumas dificuldades, em consequência das recorrentes avarias do equipamento, facto que faz com que a taxa de cobertura se situe em apenas em 17%.
Aliás, o pequeno sistema de água da vila de Moma não cobre sequer um quarto da sua população, estimada em 32 mil habitantes.
Rodrigues, defendeu, igualmente, que se deve dar primazia ao sector das pescas, outro sector de actividade de geração de renda.
Já em Angoche, o governante pediu ao novo administrador, Bernardo Ali, para que reforçasse as parcerias entre sector público e privado na promoção do turismo, desporto entre outras frentes económicas e de desenvolvimento.
Em Liupo, outro distrito escaldo pelo governador de Nampula, para apresentar a nova administradora, Arlinda Martins, recomendou a promoção do desenvolvimento do turismo, produção da castanha de caju, de frutas como a manga, para gerar renda nas famílias.