Nampula falha meta de contratação de novos professores

Nampula falha meta de contratação de novos professores

A província de Nampula contratou apenas um total de 1548 professores de diferentes níveis escolares, de um total de 2685 que tinham sido previstos para incorporar no quadro dos Funcionários do sector de educação neste ano. Este nível de cumprimento representa 57%.

Estes dados foram revelados pelo porta-voz da 10ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo provincial, realizada na sexta-feira passada, na cidade de Nampula, que se destinava a debruçar entre outros pontos importantes, o balanço do plano económico-social da província referente ao primeiro semestre do presente ano.

Os distritos de Lalaua, Mecubúri e Nacala-à-Velha foram os que mais défices tiveram na contratação de professores, estando neste momento a ressentirem-se da falta deles.

Para superar esta situação, as autoridades governamentais da província de Nampula estão a traçar novas estratégias que passam essencialmente pelo relançamento dos novos concursos de contratação de professores.

O porta-voz referiu que o trabalho de mobilização que será feito ao longo do presente segundo semestre, vai de facto permitir o cumprimento do plano inicialmente previsto na contratação dos professores de diferentes níveis, caso não, poder-se-á recorrer à contratação de professores de outras províncias do país que não conseguiram ter vagas suficientes neste processo.

Por outro lado, o incumprimento da meta global na contratação de professores, aconteceu quando na província de Nampula entraram em funcionamento, durante o primeiro semestre, um total 18 novos estabelecimentos de ensino, sendo 15 de nível primário e os restantes secundário.