Pelo menos 12 jovens, participantes da VII edição do Prémio Jovem Criativo, lançado em Abril último, foram premiados ontem ao nível provincial, em Nampula, por se destacaram nas áreas de empreendedorismo, inovação e criação artística, a partir da arte e cultura, com certificados de reconhecimento.
O Prémio Jovem Criativo é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, implementada pelo Instituto Nacional da Juventude, que se realiza anualmente, em parceria com o movimento associativo juvenil e demais intervenientes dos sectores público e privado, visando reconhecer e distinguir jovens que se destacam pelo seu contributo no desenvolvimento do País
Durante a Gala provincial, orientada pelo Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola, foram apresentados vários trabalhos de empreendedorismo e inovação, por exemplo, na produção do álcool para à higienização das mãos, desinfetantes, fabrico de eletrobombas para irrigação e outros fins, entre outros que impressionaram todos os visitantes da exposição.
Na altura, Mety Gondola disse que a premiação constitui um momento não apenas para parabenizar aos jovens destacados, mas sim, agradecer aquilo vão dando aos outros jovens, em termos de empreendedorismo, inovação e criação além da utilização da capacidade tendo em conta a resposta aos problemas concretos das comunidades.
O governante reiterou, igualmente, o compromisso do governo, de tudo fazer para estabelecer ligações de trabalho com os jovens para que se possa fazer, efectivamente, a melhor utilização e reutilização dos seus conhecimentos.
“Por isso, apelamos para que não terminem por aqui, continuem a desenvolver os vossos conhecimentos e capacidades. Esta é uma etapa que vos deve encorajar a seguir este caminho e poderem vencer”, realçou.
O Prémio Jovem Criativo tem como objectivos reconhecer jovens cujas acções impactam no desenvolvimento da comunidade; promover a competitividade na livre criação artística e tecnológica no seio da juventude moçambicana, produzir referências Juvenis de Criação, Superação e Inovação na sociedade, estimular e divulgar acções de jovens nas áreas de empreendedorismo, da inovação tecnológica e da criação artística.