Ensino bilingue é uma realidade em Nampula

Ensino bilingue é uma realidade em Nampula

Um total de 1.033 escolas situados em 14 distritos da província de Nampula, já administram o ensino bilíngue, segundo dados avançados pela directora de educação, Mariamo Agostinho, na última segunda-feira, durante a visita do governador de Nampula, Manuela Rodrigues, àquele sector.

Segundo aquela responsável, frequentam nesse subsistema de ensino mais de 335 mil anos, na sua maioria do sexo masculino.

Na ocasião, Agostinho deu a conhecer que a rede escolar da província registou um ligeiro crescimento do ano passado até então. Segundo a fonte, o número de escolas passou de 2.345 para 2.327 actuais.

No presente ano, foram contratados 1.548 professores, contra 2.685 previstos. O sector prevê, ainda neste ano, tramitar 14.290 actos administrativos, dos quais 6.598 serão promoções, 4.060 progressões e 3.632 mudanças de carreira.

Aquela responsável informou que, no ano em curso, através dos parceiros de cooperação, foram adquiridas e alocadas um total de 1.350 carteiras escolares, nos distritos de Monapo e Moma, para além da previsão de aquisição de outras 5.500 carteiras.

Para Rodrigues, o desempenho do sector é aceitável, tendo em conta os inúmeros desafios que a educação enfrenta, com destaque para o fenómeno de uniões prematuras e falta de assiduidade dos professores.

Um outro aspecto, constatado pelo governador e que considera que está afetando a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, está relacionado com cobranças, para passagem de classe.