A Agência de Ccooperação Internacional do Japão (JICA) acaba de disponibilizar ao governo de Moçambique, um financiamento de pouco mais de 25 milhões de dólares americanos, para a construção de vinte furos, que serão adicionados aos já construídos no bairro de Namiteca, no posto administrativo urbano de Muahivire, na cidade de Nampula, com objectivo de incrementar os volumes de abastecimento do precioso liquido na urbe.
Este facto foi dado a conhecer durante a visita do chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à província de Nampula, Eneas Comiche.
Para os gestores do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), área operacional de Nampula, esta injecção financeira poderá ajudar alargar os níveis de abastecimento de água, mas não significa que vai resolver o problema definitivamente.
A primeira fase do projecto de Namiteca, como é popularmente conhecido, já vai na sua etapa conclusiva e espera-se que entre em funcionamento dentro de uma semana, tendo em conta que decorrem alguns trabalhos de conexões dentro da rede de abastecimento.
Depois de visitar as duas infra-estruturas, Comiche disse ter ficado com uma impressão muito positiva, apesar de reconhecer que actualmente se regista uma carência no abastecimento do precioso líquido na cidade de Nampula.
