Mais de mil deslocados já têm energia eléctrica em Corrane

Mais de mil deslocados já têm energia eléctrica em Corrane

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM), em Nampula, efectuou até ao momento, no centro de reassentamento de deslocados internos de Corrane, em Meconta, 1.427 novas ligações de energia eléctrica, das 2 mil previstas para o presente ano.

O director operacional daquela empresa, Eduardo Pinto, disse que foram, igualmente, colocados 20 Postos de Transformação (PT), 22 quilómetros de rede de média tensão.

“Estas actividades custaram aos cofres da empresa, pouco mais de 77 milhões de Meticais. Estamos felizes, porque o nível de execução do projecto é satisfatório” -explicou Pinto aos jornalistas, em conferência de imprensa.

“Inicialmente, o projecto previa a electrificação do centro de reassentamento apenas, mas tivemos que reavaliá-lo, para que pudesse, igualmente, abranger a população nativa. É óbvio que, tivemos que fazer uma engenharia financeira muito grande”-explicou Pinto.

Renita António, uma das deslocadas beneficiárias das novas ligações de energia eléctrica, congratulou o governo e a EDM pela iniciativa.

“Estou satisfeita, pois já não preciso usar candeeiro. Se eu tivesse condições para comprar uma geleira, televisão, aparelho sonoro, diria que já estou a beber água gelada, assisto novela e noticiário e escuto música” -disse António.

Para Noversa   Nivaculu, enfermeira afecta ao posto de saúde do centro de reassentamento, a electrificação daquele local significa um marco importante para ela, que trabalha no local, mas muito mais para os residentes.

“Já não precisamos se preocupar muito com relação a conservação dos medicamentos, para dizer que a iniciativa foi muito boa, e estamos todos de parabéns” -disse Nivaculo.