Chuvas reanimam as esperanças de horticultores

Chuvas reanimam as esperanças de horticultores

As chuvas que têm estado a cair com certa regularidade na cidade de Nampula, desde semana passada, estão a reanimar a esperança dos produtores de hortícolas da cintura verde da urbe, que esperam conseguir bons resultados na presente campanha de produção agrária.

 “Agora estamos aliviados. Com as das chuvas, que caem regularmente, estamos empenhados na produção de hortícolas para o fornecimento dos principais mercados da cidade de Nampula, incluindo bares e restaurantes e unidades hoteleiras”, disse Mussa Selemane, horticultor no bairro de Carrupeia.

De acordo com aquele camponês, neste momento em que os produtores de hortícolas estão animados, empenham-se também no aumento das suas áreas de produção visando responder a demanda do mercado e, consequentemente, incrementar os lucros para a melhoria da renda familiar.

O produtor José Armando, da zona de Nicuta, no bairro de Napipine, uma das maiores áreas de produção de hortícolas na cidade de Nampula, disse que além das chuvas, um outro factor que vai contribuir para o aumento da produção nesse ano, é a disponibilidade de sementes melhoradas de hortícolas, com destaque para couve, alface e repolho.

Ele destacou o facto de os horticultores, em particular mulheres daquela zona, terem recebido alguns insumos agrícolas como enxadas, regadores e outros, fornecidos pela esposa do secretário do Estado da província de Nampula, Ana Gondola.

Porém, os produtores afirmam que a falta de adubos e insecticidas para o combate e tratamento às pragas e doenças, que afectam o desenvolvimento das hortícolas, tem sido uma das dificuldades que enfrentam em todos os anos na prática da horticultura na cintura verde da cidade de Nampula.

Em Nampula, as outras áreas importantes de produção de hortícolas situam-se nos bairros de Muahivre- Expansão, Natikiri, Marrere, Mutava-Rex, Murrapaniua, Barragem e áreas do rio Monapo.