O acesso rodoviário ao bairro de Muahivire e Muahala expansão, arredores da cidade de Nampula, está a ficar condicionado a cada dia que passa, devido a obstrução das vias de acesso com o lixo e águas residuais.
A situação, para além de dificultar a circulação de viaturas e pessoas, está a provocar cheiro nauseabundo, o que pode representar perigo para a saúde dos que vivem ou transitam por aqueles locais.
Alguns moradores que falaram ao nosso jornal disseram que o problema é antigo e parece não ter uma solução a vista.
“Passam quatro anos que o Conselho Municipal não tira lixo neste local”, disse Suzete Patrício, moradora de Muahivire.
Sura João, residente do bairro de Muahala-expansão, contou que a sua casa e de outras pessoas são inundadas pelas águas sujas que escorrem de uma lixeira próxima, facto que, para além de ameaçar a estrutura das casas, provoca mau cheiro.
Contactado para pronunciar-se sobre o assunto, o director da comunicação e imagem no Conselho Autárquico da cidade de Nampula, Nelson Carvalho, começou por reconhecer a fraca capacidade de recolha do lixo, por parte da edilidade nos últimos dias, porém, garantiu que a situação irá melhorar brevemente.
“Estamos a trabalhar com os poucos meios que dispomos neste momento. Mas prometemos resolver o assunto, nos próximos dias”, garantiu Carvalho.