O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), em Nampula, está, neste momento, a trabalhar para viabilizar um plano de isolamento de uma parte dos 10 furos subterrâneos de Namiteka, recentemente operacionalizados, que estão a fornecer água salubre.
O exercício acontece em cumprimento de uma orientação neste sentido, deixada pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que recentemente visitou aqueles sistemas.
Foi a população beneficiaria que informou ao governante que a água fornecida pelos 10 furos era imprópria para o consumo humano, se não para outros fins domésticos, nomeadamente lavar a roupa, pratos e tomar banho.
A situação afecta os moradores das comunidades de Siquia, Elipise e Naloko, pertencentes ao posto administrativo urbano de Muahivire.
“Orientei o FIPAG para identificar e isolar os furos que fornecem água salubre, para que não continue a contaminar o precioso líquido, que chega aos consumidores”, disse Rodrigues, quando abordado por jornalistas, sobre que medidas seriam tomadas para acautelar a reclamação da população, segundo a qual estavam a consumir água salubre.