O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Paulo Vahanle, denunciou na última terça-feira, durante a realização da II sessão ordinária da Assembleia Municipal, que o governo central não está a canalizar os Fundos de Investimento de Iniciativas Autárquicas (FIIA), desde o mês de Janeiro do ano em curso.
Segundo Vahanle, este facto faz com que a execução de algumas actividades de desenvolvimento municipal, como construção de infra-estruturais sociais, sejam comprometidas.
De acordo com a fonte, devido ao problema de não canalização do FIIA, o município de Nampula viu-se obrigado a desviar parte dos seus fundos próprios para reabilitar algumas infra-estruturas como pontecas e manilhas, que tinham sido destruídas pela passagem dos ciclones Ana e Gombe, em Janeiro e Março, respectivamente.
O autarca anotou que ainda persistem desafios no cumprimento de obrigações fiscais por parte de alguns agentes económicos e munícipes de Nampula, o que está a enfraquecer a capacidade de colecta de receita para a concretização de alguns projectos.
Entretanto, mesmo diante desses desafios, o chefe do executivo municipal de Nampula garante que vai continuar a empenhar-se na negociação permanente com o governo central para a disponibilização dos fundos atrasados, com vista a dar continuidade das actividades atrasadas.
“Vamos continuar a empenhar-se de forma continua, na procura de soluções alternativas para fazer face a estes e outros desafios que temos” assumiu Vahanle.
Entre Abril e Maio do ano em curso, o município de Nampula arrecadou 83,9 milhões contra 158,3 milhões do período igual do ano passado.
