Um cidadão, cuja identidade não foi tornada pública, mas que sabemos tratar-se de um professor, em exercício no distrito de Nacarôa, em Nampula, é acusado de violar a sua cunhada, irmã da esposa, de treze anos de idade.
Segundo dados do Gabinete de Atendimento à Família e Menor Vítima de Violência, no Comando Provincial da Polícia da República (PRM), em Nampula, o abuso contra a menor remonta desde 2019.
A vítima contou ao gabinete que o seu cunhado lhe dizia que era uma forma de fazer com que ela se tornasse mulher.
Consta que uma sobrinha do indiciado, que na altura vivia na casa dele, teve que mudar de residência, por causa do comportamento desviante do aludido professor.
O tio da vítima, pessoa que levou o caso às autoridades, contou que o assunto só foi descoberto pela família, no mês de Julho, quando uma das irmãs da menor saiu da cidade de Nampula para Nacarôa.
Consta que a menor teria chamado a irmã e contado acerca do que se passava, e o caso não chegou às autoridades, porque a família assim havia decidido.
“Os meus parentes sempre esconderam o caso de mim, mas um dos sobrinhos, que esteve presente no referido encontro, não ficou satisfeito e ligou-me a informar acerca do sucedido e eu levei o caso à polícia”, contou o tio da vítima.
A Chefe do Gabinete de Atendimento a Família e Menor Vítima de Violência no Comando Provincial da PRM de Nampula, Adelina Luís, disse que da análise e investigações feitas sobre o caso, chegou-se a conclusão que a irmã da vítima, por sinal a esposa do indiciado, é que estava a encobrir o caso desde o início.
Sobre o assunto, o indiciado, que está a contas com a polícia, nega ter violado a sua cunhada.
Segundo disse, trata-se de uma acusação falsa, devido aos problemas sociais existentes entre ele e a família da sua esposa,
Dados oficiais indicam que ao longo do primeiro semestre do ano em curso foram notificados 128 casos de violações sexuais contra menores em Nampula, contra 150 de igual período do ano passado.
A maior parte dos casos foram registados em Mogovolas, Ribàué e na cidade de Nampula.