Um desmobilizado das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) está dedito nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, desde terça-feira passada, indiciado de assalto à mão armada e roubo, no valor de 305 mil meticais com recurso à uma pistola.
O porta-voz da PRM, em Nampula, Zacarias Nacute, que falava durante a apresentação pública do indiciado, explicou que o crime foi cometido no mês passado, num estabelecimento comercial no distrito de Malema, na província de Nampula, onde, igualmente, a quadrilha tentou, sem sucesso, cometer um outro assalto, desta feita num estabelecimento de venda de combustível.
Nacute disse, na ocasião, que o indiciado teria conseguido a arma de fogo, no teatro operacional norte na província de Cabo Delgado, onde estava a executar uma missão e depois de cumpri-la não chegou de entregar a arma, alegando que teria esquecido na pasta.
Em conexão com o mesmo caso, encontram-se também detidos outros dois indivíduos, sendo um deles o irmão do desmobilizado das FADM.
Nacute revelou ainda, que das investigações feitas aos membros da quadrilha, foi possível a recuperação de diversos bens adquiridos com o dinheiro roubado no respectivo estabelecimento comercial.
O ex-membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), por sinal líder da quadrilha, assumiu ter cometido o crime que pesa sobre si, na companhia dos indivíduos pertencentes a sua quadrilha.