No fim de semana: muito sangue nas estradas de Nampula

No fim de semana: muito sangue nas estradas de Nampula

Morreram 13 pessoas, ao longo do último fim de semana, na província nortenha de Nampula, vítimas de vários acidentes, dentre eles um choque entre comboio e carro, numa passagem de nível sem guarda, na estrada que liga o centro da cidade capital ao distrito de Rapale.

Lamentavelmente, as autoridades em Nampula têm sido lentas na apresentação de dados oficiais a imprensa, quando ocorrem acidentes, facto que tem facilitado que nas redes sociais a especulação e desinformação tome conta das pessoas.

Por exemplo, enquanto a Polícia da República de Moçambique optava ontem pelo silencio, quanto as ocorrências, o Hospital Central de Nampula apenas se pronunciou sobre os feridos, que deram entrada naquela unidade hospitalar, em numero de 23.

A Nacala Logistics distribuiu uma nota informativa confirmando a ocorrência, na madrugada de ontem, de um abalroamento entre um comboio de transporte de carvão mineral, com 118 vagões, e uma viatura da marca Toyota Marx, na passagem de nível de Rapale.

O acidente, segundo o documento, causou três mortes no local, estando em curso investigações para determinar as causas que, preliminarmente, apontam para inobservância das regras de travessia da linha férrea por parte do motorista da viatura.

Imagens sensíveis e chocantes circularam nas redes sociais dando conta do acidente ocorrido em Netia, na estrada que vai de Namapa a Nampula, onde o autocarro capotou depois de ter rebentado um dos pneus traseiros.

Pelo menos cinco mortes ocorreram no local, onde era possível ver nos vídeos em circulação, muitos feridos deitados na estrada e pelo mato, entre eles crianças e mulheres.

Já de Malema, um distrito do interior, sem detalhes, chega a informação de outro acidente que causou igualmente cinco mortos.

Ainda ontem, na cidade de Nampula, um aparatoso acidente deixou as pessoas indignadas, envolvendo quatro viaturas, registando danos materiais avultados, sem causar vítimas humanas.