Alguns cidadãos que tem se deslocado à Direcção de Identificação Civil, (DIC), na cidade de Nampula, para levantamento dos seus Bilhetes de Identidades (BI), têm desistido da pretensão, devido a alegada falta de zelo e dedicação ao trabalho, bem como o desrespeito, por parte dos funcionários do sector.
“Para alguém levantar o seu BI recebe antes uma comunicação no seu telemóvel indicando que o documento já está pronto, e que o processo de atendimento para levantamento vai até às 15.30 horas. Na verdade, aqui em Nampula, muitas vezes, os funcionários interrompem às 14 horas”, denunciou Mateus Augusto, um dos utentes alegadamente lesado pela situação.
O nosso interlocutor diz que o sistema adoptado pela DIC em Nampula desrespeita o utente, pois ao chegar anquela instituição pública deve depositar o talão de levantamento numa caixa, exposta ao chão e aguardar para que o funcionário venha em uma, duas ou mais horas recolher.
“Depois deste tempo de espera, para que o talão seja recolhido, vem a seguir mais um período de espera até que tempo depois regressa o tal funcionário chamando pelos nomes para a entrega do documento. Tudo isso sem exagero leva no mínimo duas horas de tempo, mas há situações em que alguém deposita o talão as 8 horas e só cerca do meio dia recebe o seu BI”, explicou a fonte.
Augusto disse ao nosso jornal que este processo podia e muito bem ser simplificado e humanizado, pois devia estar um funcionário para receber os talões e de forma imediata proceder a entrega do bilhete.
Eugénio João é outro cidadão com quem conversamos. Contou que tratou do seu BI no mês de Fevereiro e, na semana passada, recebeu a mensagem para ir levantar seu documento, porém quando chegou no local, foi informado que o documento ainda não havia sido aprontado.
Martinho Inácio Salimo, chefe de departamento de Identificação Civil nos Serviços Provincial de Identificação Civil de Nampula, reconhece que tem havido enchentes de pessoas, para levantamento dos BIs e assegura que tudo está a ser feito para sanar este problema.
“Não confirmo a alegada falta de zelo e dedicação ao trabalho, da parte dos meus colegas, o que devo dizer é que as enchentes que temos estado a se registar, resultam do facto de, nos últimos dias, estarem a sair muitos BIs e, obviamente, temos muita gente a tentar levantar os seus documentos, o que cria uma certa pressão ao serviço”, explicou Salimo.
Contou que para descongestionar os balcões da DIC, será levada a cabo, em breve, uma campanha de localização dos titulares que ainda não procederam ao levantamento e a consequente distribuição domiciliária dos documentos, pelos bairros da urbe, pese embora reconheça a insuficiência de meios para o efeito.
