Funcionários do FAR-FP queixam-se de várias irregularidades em Nampula

Funcionários do FAR-FP queixam-se de várias irregularidades em Nampula

Alguns funcionários contratados pelo Fundo do Fomento Agrário e Extensão Rural (FAR, FP), em Nampula, (antigo SUSTENTA), procuraram ontem, ao nosso jornal para denunciar as alegadas violações dos seus direitos.

No rool das inquietações as condições de trabalho. Segundo contaram já lá três meses que não recebem os seus salários para alem das dificuldades com os combustíveis, a falta de manutenção das suas motorizadas e o não pagamento dos subsídios que se julgam no direito.

“Este problema, apenas abrange a nossa província, visto que no mês passado todas outras províncias do mesmo programa tiveram os salários do mês de Maio, e para o mês de Junho todas as 10 Províncias também já receberam”, contaram alegando ainda a falta de dialogo por parte dos superiores hierárquicos que não esclarecem as penumbras.

As nossas fontes dizem que a “chefia” afirma que existem problemas na Tesouraria Nacional, o que nao lhe convence tendo em conta que outras províncias estão a receber.

“Vive-se um clima de ditadura por isso os funcionários têm medo de reclamar algo que esteja a violar seus próprios direitos. Temos exemplos de três colegas da Zambezia que foram expulsos na província da Zambézia, justamente por um confronto de “mimos” com a Diretora Nacional da FAR, FP”, concluíram.

Contactado pela nossa reportagem, o delegado provincial do FAR,FP., em Nampula, Abdurrazaque Jamal, confirmou a preocupação relacionada com os salários e alegou ser um assunto burocrático de estruturação dos seus processos legais, junto da modernização do Tesouro Nacional.

“Não se trata apenas destes funcionários, como também, de uma vasta gama de funcionários e agentes do Estado”, respondeu Jamal.