Há três meses que Município de Nacala não paga salários aos membros da AM

Há três meses que Município de Nacala não paga salários aos membros da AM

Os membros da Assembleia Municipal (AM) da Cidade de Nacala, em Nampula, não estão a receber os seus salários há, sensivelmente, três meses, ou seja, desde Maio do ano em curso, situação que está a afectar o desempenho normal das actividades daquele órgão.

O valor de dívida em salários, nos três meses, é de mais de cinco milhões de meticais e os partidos da oposição, nomeadamente o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), acusam a edilidade de falta de sensibilidade e desrespeito aos membros da Assembleia Municipal, cujo papel é de fiscalizar as actividades.

Carlos Bernardo, da bancada do MDM, a Assembleia Municipal tem a responsabilidade de viabilizar os projectos do executivo autárquico e nao encontra razões para que “os salários dos membros não estejam a ser pagos com regularidade, porque a edilidade tem já um orçamento aprovado para o efeito”, disse.

Já o porta-voz do partido Frelimo, Manuel Andarusse, disse que a falta de salários é resultado da má gestão do executivo municipal, numa altura em que a colecta de receitas locais decorre normalmente e há sempre a canalização de fundos por parte do Governo Central, para financiar as actividades locais.

Na ocasião, o edil de Nacala, Raúl Novinte, em jeito de resposta, disse que o município não tem verba para pagar os salários dos membros da Assembleia Municipal, e explicou que, o problema afecta também os vereadores e o próprio presidente.

Porém, o governante garantiu que o seu executivo está a fazer de tudo para resolver o problema de salários, que os membros e vereadores estão enfrentando, e já tem acções desenhadas, uma das quais tem a ver com a redução de custos.

Lembre-se que os funcionários da edilidade em Nacala Porto já observaram greves em reivindicação aos salários em atraso.