Os membros da Assembleia Municipal (AM) da Cidade de Nacala, em Nampula, não estão a receber os seus salários há, sensivelmente, três meses, ou seja, desde Maio do ano em curso, situação que está a afectar o desempenho normal das actividades daquele órgão.
O valor de dívida em salários, nos três meses, é de mais de cinco milhões de meticais e os partidos da oposição, nomeadamente o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), acusam a edilidade de falta de sensibilidade e desrespeito aos membros da Assembleia Municipal, cujo papel é de fiscalizar as actividades.
Carlos Bernardo, da bancada do MDM, a Assembleia Municipal tem a responsabilidade de viabilizar os projectos do executivo autárquico e nao encontra razões para que “os salários dos membros não estejam a ser pagos com regularidade, porque a edilidade tem já um orçamento aprovado para o efeito”, disse.
Já o porta-voz do partido Frelimo, Manuel Andarusse, disse que a falta de salários é resultado da má gestão do executivo municipal, numa altura em que a colecta de receitas locais decorre normalmente e há sempre a canalização de fundos por parte do Governo Central, para financiar as actividades locais.
Na ocasião, o edil de Nacala, Raúl Novinte, em jeito de resposta, disse que o município não tem verba para pagar os salários dos membros da Assembleia Municipal, e explicou que, o problema afecta também os vereadores e o próprio presidente.
Porém, o governante garantiu que o seu executivo está a fazer de tudo para resolver o problema de salários, que os membros e vereadores estão enfrentando, e já tem acções desenhadas, uma das quais tem a ver com a redução de custos.
Lembre-se que os funcionários da edilidade em Nacala Porto já observaram greves em reivindicação aos salários em atraso.