Uma quantidade considerável de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), foi descoberta no circuito de comercialização, quando no passado domingo, no distrito de Murrupula, foi desencadeada uma acção de fiscalização a uma feira, que decorria naquela zona da província de Nampula.
Prevalecem os focos de roubo e desvio de medicamentos pertencentes ao sistema nacional de saúde (SNS), em vários pontos da província, segundo denuncias apresentadas ao governador, Manuel Rodrigues, por alguns dirigentes distritais.
Alias um segundo caso, igualmente recente, foi a neutralização de um gestor de medicamentos no distrito de Malema que a calada da noite foi flagrado a subtrair os fármacos, depois das suspeitas que já pairavam a volta deste funcionário.
As denúncias de desvio de medicamentos em Murrupula, foram apresentadas pelo director provincial de saúde de Nampula, Fernando Mitano, enquanto o caso Malema foi apresentado pelo respectivo administrador, Morchido Daúdo, a margem da realização da X sessão ordinária do Conselho executivo provincial de Nampula, na passada quarta-feira.
Morchido Daúdo, indicou que após neutralização do gestor de medicamento de Malema, de imediato o mesmo foi conduzido as celas onde se encontra detido, aguardando os tramites processuais para ser responsabilizado.
Reagindo a estas situações, o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, lamentou, no entanto, pelo facto de os casos de roubo e desvio de medicamento, serem praticados por gestores da saúde, que deviam combater e controlar estas práticas, que reduzem os esforços do sector, em prover os fármacos para o consumo da população.
Para evitar mais casos do género, o governante prometeu aplicar mão “dura”, aos gestores da saúde envolvidos em práticas de desvio e roubo de medicamentos pertencentes ao Sistema nacional de saúde (SNS).
