Quatro milhões de pessoas recebem vacina contra Elefantíase

Quatro milhões de pessoas recebem vacina contra Elefantíase

O Sector de saúde na província de Nampula estima vacinar cerca de 4 milhões de pessoas, oralmente, contra filariase linfática e parasitoses intestinais, durante a campanha que vai decorrer na província, entre os dias 7 e 11 de Agosto próximo.

Durante a campanha, segundo soube a nossa reportagem, serão criadas pelo menos mil brigadas, entre fixas e móveis, que vão trabalhar em 20 distritos desta província.

O Ponto focal de doenças tropicais negligenciadas na Direcção Provincial de Saúde de Nampula, Ossufo Age, que partilhou a informação, precisou que as pessoas elegíveis nesta campanha serão administradas dois tipos de antibióticos (vertemina e albendazol) visando combater a filariase linfática.

Age explicou que, a campanha será desencadeada no modelo porta-a-porta, e em locais de maior concentração de pessoas como mercados, escolas, igrejas e mesquitas pelos profissionais de saúde e activistas.

A fonte disse que leva muito tempo para descobrir-se a filaríase, e as pessoas descobrem quando já tem sido tarde demais, ou seja, quando a doença já está em estado avançado.

“As pessoas começam a ver de repente uma perna a encher, enquanto outra permanece num estado normal. Por outra, é possível um braço começar a encher e outro manter-se em estado normal” explicou Age.

No caso das senhoras, segundo explicação da fonte, a doença manifesta-se nos seios. “As senhoras podem ter as duas mamas grandes, ou apenas uma mama” disse Age, sustentando que a toma dos antibióticos ajuda a eliminar os vermes causadores da doença.

Para o sucesso da iniciativa, a fonte pediu o envolvimento e participação de todos os extratos da sociedade, governos distritais, pais e encarregados de educação e professores, no processo de mobilização de todas as pessoas elegíveis para aderir nesta campanha.