O Fundo Nacional de Investigação (FNI) lançou ontem, terça-feira, na cidade de Nampula, a 14ª jornada de investigação, iniciativa que visa estimular e promover o conhecimento e inovações tecnológicas, por parte de jovens universitários, no âmbito de combate à pobreza no país.
Florêncio Maulano, diretor-adjunto daquela organização, explica que a jornada tem como expectativa abranger maior número de estudantes universitários, matriculados em diversas academias neste ano, para estimular o interesse na pesquisa de assuntos ligados às comunidades.
“Estamos a fazer troca de experiência com as universidades de modo que haja mais engajamento dos estudantes, porque achamos que assim teremos mais projectos de pesquisas sobre o desenvolvimento das comunidades”, referiu Maulano
Por seu turno, a vice-reitora da Universidade Rovuma, Sarifa Magido, que manifestou a satisfação em relação à iniciativa, referiu que os estudantes daquela instituição já estão a criar ideias para responder ao desafio lançado.
“Não podemos difundir o número total dos projectos inovadores que os estudantes da universidade têm, porque temos outros por avaliar, mas estamos muito satisfeitos pela iniciativa”, disse.
Salientar que o FNI é uma organização que visa promover o desenvolvimento de investigação em Moçambique. Dados indicam que, no ano passado, mais de 33 projectos criados por jovens universitários foram financiados por aquela instituição.
