Nova previsão do término do HGN aponta para Dezembro

Nova previsão do término do HGN aponta para Dezembro

Depois de sucessivos adiamentos e prorrogações, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse semana passada, numa nova previsão, que as obras de construção do Hospital Geral de Nampula (HGN) poderão estar concluídas em Dezembro do ano em curso.

Esta nova previsão do governante foi feita, supostamente, em função das promessas feitas pelo empreiteiro, no decurso dos encontros mantidos durante os últimos dias.

“Ontem, estivemos reunidos com o empreiteiro e existe a possibilidade do Hospital Geral ser inaugurado em Dezembro deste ano, temos estado a fazer monitoria semanal da obra, como também do hospital distrital de Meconta, duas infraestruturas que estão muito atrasadas”, disse Tiago.

O governante refutou a versão de que o atraso na conclusão do Hospital Geral de Nampula, assim como o de Meconta, tenha a ver com a falta de dinheiro, por parte do governo, dono da obra, apontando os empreiteiros como culpados.

Esta versão de Tiago, contradiz com as informações partilhadas pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, aquando da sua visita a empreitada, em Maio, segundo qual, o governo estaria a mobilizar fundos adicionais, avaliados em cerca de 70 milhões de Meticais, para investir nas obras do Hospital Geral de Nampula.

Na altura, Maleiane tinha avançado que por causa deste déficit financeiro, o executivo não podia adiantar o prazo da conclusão das obras de construção do Hospital Geral de Nampula, iniciadas em 2017 com previsão de terminar em 2019, na altura orçadas em 20 milhões de dólares, fundos do governo e parceiros.