O Hospital Central de Nampula (HCN) recebeu na segunda-feira passada, 2500 rolos de gesso para colmatar o défice deste material hospitalar, que se fazia sentir ao longo dos últimos tempos ao nível daquela unidade sanitária.
Ate a bem pouco tempo, os hospital recorria aos materiais improvisados, como papelão, para tratar os pacientes com fraturas ósseas.
Na semana passada, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, esteve em Nampula e prometeu repor o gesso a partir de segunda-feira passada o que se concretizou com o envio, por via aérea de cerca de 90 quilogramas deste material.
O médico ortopedista do HCN, Hermenegildo Hua, disse que o gesso alocado vai durar apenas cerca de duas semanas, mas que “autoridades governamentais estão a envidar esforços para resolver definitivamente a crise”, referiu.
Assegurou que, os doentes que tenham sido tratados com recursos a papelão ou tela, voltarão a ser submetidos aos exames médicos, para a correção de alguns problemas decorrentes de uso de material alternativo.
A nossa reportagem testemunhou ontem, terça-feira, a colocação do gesso em paciente vítima de acidente de viação, que se manifestou satisfeito com relação ao fim do calvário.
“Estou satisfeito porque o sofrimento era maior. Muitos não tinham dinheiro para comprar o gesso nas farmácias privadas, porque é caro”, disse António Serra.