Falta equipamento cirúrgico no centro de saúde de Inguri

Falta equipamento cirúrgico no centro de saúde de Inguri

O Centro de Saúde de Inguri, situado nos arredores da cidade de Angoche, na região sul da província de Nampula, enfrenta sérios desafios devido, entre os quais, a falta de água, materiais cirúrgicos, camas e outros recursos essenciais para o atendimento público na maternidade.

A chefe daquela unidade sanitária, Ema Amito, expressou essas preocupações durante uma recente visita da Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Angoche, Dalila Ussene. A visita ocorreu cerca de um mês após a inauguração da maternidade, um evento promovido pela própria edil.

Amito destacou que, para além da carência de materiais cirúrgicos, a unidade precisa urgentemente de expansão para atender à crescente demanda de pacientes.

“A nossa maternidade é muito pequena em relação à população de Inguri. É comum termos até 12 partos em um dia, mas só dispomos de 5 camas, o que torna o trabalho bastante difícil. Estamos a pedir apoio para proporcionar mais conforto às nossas mães”, afirmou.

Em resposta, a Presidente do Conselho Municipal de Angoche, Dalila Ussene, comprometeu-se a estudar alternativas para resolver a situação.

O Centro de Saúde de Inguri, o bairro mais populoso de Angoche, recebe diariamente cerca de 150 pacientes de diferentes áreas da cidade.